Redes sociais online e a cidadania, cultura e cidade
Na encontro do último dia 28, na ACIEPE, "Os diferentes olhares para a cidadania, cultura e cidade intermediados pela web: produção colaborativa de conteúdo multimídia visando engajamento e participação em um observatório", debateu-se o tema redes sociais online.
Como visto nas atividades realizadas no dia 21, sobre a história e evolução da internet, a internet vai muito além da conexão. Sua história, como um produto da criação humana, está repleta de acontecimentos. Motivações militares, econômicas e proteção e acesso à informação foram motivantes para a construção da internet como temos acesso hoje em dia. Porém, a internet está para além do acesso domiciliar. Outro aspecto importante da criação e evolução da internet foi o modo como nos comunicamos e nos relacionamos. É nesse aspecto que vamos diferenciar redes sociais e redes sociais onlines.
Ao longo da história da humanidade, podemos perceber que dois aspectos estão intrinsicamente ligados a nós: a necessidade de vivermos em comunidade e a de compartilharmos. Nos primórdios, tínhamos a necessidade de passarmos informações importantes aos nossos, como o melhor lugar para se viver, observando aspectos como o fácil acesso à alimentação, à boa vivência, sem riscos extremos à nossa sobrevivência.
Além disso, esses aspectos importantes para sobrevivência precisariam ser passados de geração a geração, como um instinto de sobrevivência. Chamamos à essa relação de redes sociais; o conceito de redes sociais está ligado a sujeito (s) que interage (m) com outro (s), com intuito diversos, seja para compartilhar informações, notícias, fatos do dia a dia ou receber informações, seja por uma conversa desprendida entre vizinhos e familiares, ou em grupos específicos, que se reúnem para debater e pesquisar acerca de diversas temáticas, como grupos de pesquisas, e demais necessidades humanas.
Em outro lado, temos o conceito de redes sociais online, como nós conhecemos e atualmente somos usuários assíduos. Ao passo que as redes sociais englobam o relacionamento, digamos, de modo pessoal, direto, as redes sociais online são artefatos computacionais que realizam a intermediação entre nós, usuários destes artefatos.
Pensando nas redes sociais digitais enquanto artefatos, é preciso conhecer como se dá sua estrutura e comportamento organizacional. Para isso, nos foi introduzida a ideia de Cebola Semiótica. O uso do termo semiótica é utilizado para pensarmos as redes sociais online, pois, a semiótica, enquanto campo de estudo, está interessada em entender como se representa, interpreta e se dá a construção da significação, de modo sistemático; em outras palavras, pensar acerca das redes sociais online é pensá-la como um artefato organizado da seguinte maneira:
Neste esquema, podemos pensar as redes sociais onlines dentro do nível “Sistema Técnico”, que seria uma solução computacional, que são construídas a partir do nível "Formal", de normas e protocolos, mas que são interpeladas pelo nível “Informal”, que é o nível onde os aspectos como cultura e crenças são levados em consideração na construção de uma rede social online. Quando recebemos a notificação em nosso perfil no Facebook sobre o aniversário de alguém, temos, a exemplo, a atuação do nível informal, no aspecto cultural, que diz a respeito a nós, brasileiros, que comemoramos o aniversário dos nossos e é preciso parabenizá-los; este nível atua diretamente no nível “técnico”, que fez com que esse tipo de solução fosse introduzida no Facebook.
Em consonância, podemos reafirmar o quão complexa a temática da internet em nossa cultura, em nossa atuação cidadã e em nossos espaços de atuação. Para aprofundarmos nosso conhecimento acerca desta discussão, foi-nos indicado os seguintes artigos, “Refletindo sobre as redes sociais digitais”, de Sônia Cristina Vermelho, Ana Paula Machado Velho, Amanda Bonkovoski e Alisson Pirola e “Redes Sociais Online: Desafios e Possibilidades para o Contexto Brasileiro”, de Vagner Figuerêdo de Santana, Diego Samir Melo-Solarte, Vânia Paula de Almeida Neris, Leonardo Cunha de Miranda,M. Cecília C. Baranauskas. O primeiro artigo, discute sobre a web e suas versões, o conceito de mídia e sobre as redes sociais online e, o segundo, sobre como o acesso às redes sociais se dá no Brasil.